segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avaliação do GESTAR II

O Gestar II foi, para mim, um dos maiores desafios em minha carreira do Magistério. No começo, expectativa, medo... porém com o apoio e o conhecimento da minha formadora Tamar Rabelo, aprendi muito e senti-me acolhida e amparada. O material do Gestar é muito bom e busquei outras fontes para enriquecer as oficinas, além das ideias que surgiram nos momentos de estudo e planejamento das oficinas. Foi uma formação diferenciada, pois trouxe a teoria aliada a prática. Isso era o que buscávamos a muito tempo e, assim, nos sentíamos seguras de que estávamos no caminho certo. Esta formação permitiu aos professores desenvolverem atividades com seus alunos, analisando os resultados, socializando com o grupo e buscando formas de intervir nos problemas detectados para melhorar o desempenho dos alunos na leitura, na oralidade e na escrita. Durante este tempo de formação pude aprender e contribuir com minhas cursistas, procurando estimulá-las, tirando suas dúvidas e dando sugestões, pois acredito no potencial, as vezes adormecido, de cada uma delas.
Alguns depoimentos das cursistas: " O material didático nos traz diversas sugestões de aulas, bastante interessantes e criativas, o que desperta a atenção dos alunos e desenvolve suas habilidades, seja na oralidade, na leitura ou na escrita."
" Neste curso aprendemos novas metodologias de ensino, adquirindo embasamento teórico, conhecendo novas terminologias e tendo acesso a uma vasta bibliografia."
" O Gestar foi um grande desafio. Com a realização das atividades diferenciadas propostas pelo curso pude, de um modo divertido e interessante, "captar" melhor as dificuldades de meus alunos e saná-las com as novas metodologias aprendidas."
" O curso do Gestar pelo fato de ser orientado e bem fundamentado teoricamente, auxiliou-me em muito de meus questionamentos e receios. Nas aulas presenciais socializávamos nossas experiências. Foram momentos ricos, pois compartilhávamos nossas conquistas e frustrações, percebendo que não estávamos sozinhas e que derrotas e conquistas são reais e importantes para o nosso crescimento."
Percebi, através dos relatos das cursistas e o depoimento de seus alunos, que o curso correspondeu as expectativas reais de ensino-aprendizagem. Portanto, acredito que cumpri minha parte como formadora de forma eficiente, estimuladora e criativa. Senti-me valorizada e reconhecida pela minha coordenadora e pelas minhas cursistas. Saliento que esta formação foi um sucesso porque houve empenho, comprometimento e responsabilidade de todas as envolvidas. Obrigada Tamar, obrigada coordenadora Marilice, obrigada minhas Cursistas pelo convívio, pela oportunidade de nos conhecermos e juntas contribuirmos para melhorar a educação em nosso País.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Oficina Avaliativa II-Projetos

No dia 09.12.2009 realizamos a última oficina do Gestar II de Língua Portuguesa. O objetivo desta oficina era apresentar e avaliar os diferentes projetos aplicados nas escolas pelas cursistas. A apresentação dos projetos permitiu a análise das metodologias de ensino utilizadas no município. Percebi que as escolas das minhas cursistas trabalham constantemente com projetos interdisciplinares e que englobam toda a comunidade escolar, mostrando que o trabalho em conjunto, através da prática, é muito eficaz. Os projetos apresentados foram: A Colonização Italiana em Bento Gonçalves, Profissões, Alice no País das Maravilhas na Atualidade, Jornal da Escola e Orientação Sexual. Todos os projetos enfocaram a questão da escrita e da leitura cotidiana, dando significação às atividades executadas pelos alunos. Através de fotos das atividades executadas durante os projetos estavam presentes a maior diversidade de gêneros textuais: teatro, paródia, poemas, cartazes, outdoors, folders, histórias em quadrinhos, ... .Analisando os relatos das cursistas ficou evidente que o trabalho com projetos representa uma alternativa na busca da recuperação do interesse dos alunos, uma vez que o projeto exige a efetiva participação de todos e também um aprendizado interdisciplinar e contextualizado. A oficina de avaliação dos projetos foi muito proveitosa, pois pudemos trocar experiências, avaliar o trabalho do outro e dar sugestões de práticas pedagógicas que estão dando bons resultados.
A Secretaria Municipal de Educação patrocinou a confecção de uma bolsa de lona preta, com as logomarcas do Gestar e da SMED que, a coordenadora do curso, Marilice Refatti Fagundes, entregou a cada cursista, bem como o Certificado de conclusão do curso.
Antes de encerrarmos esta oficina (e também o curso) acertamos que para o próximo ano nos reuniremos uma vez por mês para trocarmos ideias e saberes, uma vez que as cursistas utilizarão os TPs e AAAs desde o início do ano letivo. Encerrei a manhã com uma mensagem de agradecimento pela participação e empenho de todas e brindamos o SUCESSO apesar dos tropeços, agruras, angústias, desabafos,... Sinto-me feliz e realizada por ter concluído esta etapa. A partir de agora prepararei o material que será apresentado nos dias 29 e 30 de março de 2010, em Porto Alegre, para a professora Tamar Rabelo, na 3ª e última etapa do Gestar II. Até lá!!!!
FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO!!!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Oficina Avaliativa I

No dia 02.12.2009 nos reunimos para avaliarmos a trajetória do Gestar II nas escolas através do trabalho das cursistas. Os Avançando na Prática são a concretização dos estudos, a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas oficinas nos TPs.
Para a maioria das cursistas, com o Gestar II, houve um aperfeiçoamento no conceito de Língua Portuguesa, pois ficou "mais claro". A presença dos gêneros textuais como uma realidade na vida dos alunos se tornou mais presente e as produções textuais se tornaram mais frequentes. Todos os TPs foram elogiados, assim como a forma de abordagem dos temas.O TP3 foi considerado, pela maioria, como o melhor, podendo ser utilizado a todo momento nos planejamentos. A distinção de alfabetização e letramento foi louvável, pois praticamente todas não conseguiam distingui-los com tanta clareza como foi abordado no TP4. Os conceitos de coesão e coerência foram muito esclarecedores, assim como as sugestões de atividades, pois é uma das grandes dificuldades dos alunos. Expuseram, também, que a partir do Gestar II perceberam uma evolução significativa na sociabilidade dos alunos ao desenvolverem trabalhos em grupo, melhoraram a fluência verbal, bem como a desinibição na apresentação dos trabalhos.
Sugeriram que para o próximo grupo, o programa deveria iniciar com o TP2, ou seja, TP2, TP3, TP4, TP5, TP6 e TP1, uma vez que no TP2 o "como trabalhar gramática" é bastante esclarecedor e auxiliaria ainda mais os alunos produzirem corretamente os diferentes gêneros textuais que estão no TP3.
Solicitei que comentassem a socialização das práticas pedagógicas nas oficinas, e elas foram unânimes em considerar como um momento muito importante nesta trajetória, pois a troca de experiências, alegrias e, em alguns momentos, de angústia entre colegas, vislumbra a solução de forma simples para impasses considerados complicados.
Iniciamos o Gestar II no dia 27 de maio de 2009 quando já havia um planejamento em curso. Talvez muita coisa não tenha saído a contento, mas em 2010, o Programa estará de fato implementado, fazendo parte do planejamento anual dos participantes e apresentará resultados ainda mais significativos. Mesmo que este grupo de 12 cursistas finalize o curso no dia 09.12.2009, com a Oficina Avaliativa II, a partir de março de 2010 nos reuniremos uma vez por mês para troca de saberes, de experiências e assim poderei acompanhá-las e apoiá-las no que for preciso.
A experiência da avaliação foi muito relevante e enriquecedora.