segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avaliação do GESTAR II

O Gestar II foi, para mim, um dos maiores desafios em minha carreira do Magistério. No começo, expectativa, medo... porém com o apoio e o conhecimento da minha formadora Tamar Rabelo, aprendi muito e senti-me acolhida e amparada. O material do Gestar é muito bom e busquei outras fontes para enriquecer as oficinas, além das ideias que surgiram nos momentos de estudo e planejamento das oficinas. Foi uma formação diferenciada, pois trouxe a teoria aliada a prática. Isso era o que buscávamos a muito tempo e, assim, nos sentíamos seguras de que estávamos no caminho certo. Esta formação permitiu aos professores desenvolverem atividades com seus alunos, analisando os resultados, socializando com o grupo e buscando formas de intervir nos problemas detectados para melhorar o desempenho dos alunos na leitura, na oralidade e na escrita. Durante este tempo de formação pude aprender e contribuir com minhas cursistas, procurando estimulá-las, tirando suas dúvidas e dando sugestões, pois acredito no potencial, as vezes adormecido, de cada uma delas.
Alguns depoimentos das cursistas: " O material didático nos traz diversas sugestões de aulas, bastante interessantes e criativas, o que desperta a atenção dos alunos e desenvolve suas habilidades, seja na oralidade, na leitura ou na escrita."
" Neste curso aprendemos novas metodologias de ensino, adquirindo embasamento teórico, conhecendo novas terminologias e tendo acesso a uma vasta bibliografia."
" O Gestar foi um grande desafio. Com a realização das atividades diferenciadas propostas pelo curso pude, de um modo divertido e interessante, "captar" melhor as dificuldades de meus alunos e saná-las com as novas metodologias aprendidas."
" O curso do Gestar pelo fato de ser orientado e bem fundamentado teoricamente, auxiliou-me em muito de meus questionamentos e receios. Nas aulas presenciais socializávamos nossas experiências. Foram momentos ricos, pois compartilhávamos nossas conquistas e frustrações, percebendo que não estávamos sozinhas e que derrotas e conquistas são reais e importantes para o nosso crescimento."
Percebi, através dos relatos das cursistas e o depoimento de seus alunos, que o curso correspondeu as expectativas reais de ensino-aprendizagem. Portanto, acredito que cumpri minha parte como formadora de forma eficiente, estimuladora e criativa. Senti-me valorizada e reconhecida pela minha coordenadora e pelas minhas cursistas. Saliento que esta formação foi um sucesso porque houve empenho, comprometimento e responsabilidade de todas as envolvidas. Obrigada Tamar, obrigada coordenadora Marilice, obrigada minhas Cursistas pelo convívio, pela oportunidade de nos conhecermos e juntas contribuirmos para melhorar a educação em nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário