quarta-feira, 3 de junho de 2009

Oficina Introdutória II

Editorial Zero Hora de 17/maio/2009

Aula... ou espaço do nada?

Janete Pires*

Mais um dia de aula. E mais um dia em que a gritaria , o deboche, o desprezo e o desrespeito comandam o espetáculo denominado sala de aula.É a "festa" liderada por dois ou três alunos-os soberanos das façanhas ousadas, os heróis corajosos que enfrentam as professoras com arrogância destemida, no cotidiano das aulas. Aos poucos, outros seguem o exemplo, entram no embalo e a confusão aumenta.A aula, aos poucos, confunde-se com um vazio sm nexo.Não é uma aula.Não é uma festa.Não é nada!É o demando.

A professora decide iniciar a aula, interfere -um bom-dia é dirigido aos alunos.Poucos ouvem e muitos ignoram.A seguir, a proposta da aula é comunicada. A maioria, entretanto, nem ouve. A professora se impõe e fala mais alto-para alguns é grito, desrespeito... É neste momento que os "líderes" agem com mais vibração.De forma descontraída, aos risos e gritos, circulam pela sala a pedir material emprestado, a segredar assuntos e a reclamar da professora, pois ela "grita com eles"...

Na tentativa de amenizar a confusão, a professora providencia o material que os alunos dizem ter esquecido-o lápis, a borracha, o caderno ou o livro-texto. Poucos momentos após-"achei meu lápis, meu caderno...".O descaso invade o momento do saber-o desrespeito, o deboche e a farsa fzem da aula um mundo sem perspectivas.

Na verdade, a aula é comandada pelas artimanhas da "patrulha do faz de conta".Então,através de alusões infundadas,de ameaças à professora,eles ignoram os conteúdos e as normas de convivência social-são os donos da situação.O restante da turma,refém da bagunça doentia,fica inerte,petrificado.A professora?Ah!Esta é mera figura decorativa. Mas... e a aula,os conteúdos,o saber,onde é que ficam?

A ausência de ideais,de sonhos,de conquistas,anestesiam a vontade de muitos alunos e,desta forma,a violência mostra-se cada vez mais arrogante,ameaçadora e incontrolável,o que entrava o desenvonvimento cultural e assegura um rendimento escolar medíocre.

A sala de aula,hoje,é um espaço doentio,no qual o professor é torturado das mais diversas formas-verbal,gráfica e mímica,através de palavras,de gestos e desenhos obscenos e até sinistros.O aluno que não segue o "comando",coitado,mesmo quieto,não passa ileso.É vítima desta turma-além da perturbação sonora,pouco ou nada aproveita da aula.Se é que este momento pode ser chamado de aula!

Este descontrole cultural e social terá alguma conotação com os resultados da avaliações em que o Brasil só tem atingido os últimos lugares?No teste do Pisa,de 2006,o Brasil conquistou o 52ºlugar dos 57 países avaliados.

*Professora


No dia 03 de junho de 2009, das 7h30min às 11h30min, foi realizada a oficina introdutória II, de Língua Portuguesa.Meu grupo é formado por 14 professores da rede municipal.Lí o texto acima e fizemos uma reflexão e comentamos sobre o papel do professor em sala de aula e que, com a aplicação do Gestar II, mudaremos esta realidade.Após expliquei a metodologia, a proposta pedagógica e a dinâmica das oficinas.Ressaltei a importância de ler a TPs e fazer as atividades, pois isto é que enriquece teoricamente o trabalho que será realizado com os alunos. Folhei, juntamente com as cursistas, a TP3 e detalhei cada tópico(iniciando a conversa,objetivo da seção,atividade 1,...)para que se familiarizassem com o material. Mostrei que cada unidade apresenta três "avançando na prática" e que, a cada duas unidades estudadas totalizamos seis e que a aplicação em sala de aula é de somente uma.Também no AAA do professor há sugestões práticas que podem ser aplicadas aos alunos.Entreguei impresso e expliquei os critérios para a produção do portifólio.Ressaltei a importância do registro das atividades realizadas com os alunos e que a folha para este registro está no final da TP com o título Lição de Casa.

Senti o grupo muito motivado e demonstraram grande interesse em realizar as atividades propostas.Achei que iriam reclamar pela quantidade de atividades que devem fazer, mas para minha surpresa todas entenderam a importância da teoria para que a "prática" seja um sucesso.


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