quinta-feira, 25 de junho de 2009

TP3-unidades 11 e 12/Oficina 6/Projeto

Este encontro foi realizado no dia 24.06.09.Fiz a abertura com uma leitura deleite "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti e solicitei as cursistas que escrevessem o que gostariam de tecer e destecer em sua vida profissional.Ouvimos o relato de cada uma e anexamos os textos na parede. Após cada cursista expôs a escolha das atividades do Avançando na Prática, como realizaram e desenvolveram com seus alunos. Muitas novidades e pontos positivos foram descritos. A profª Marli surpreendeu a todas com seu trabalho sobre Turismo.Ela desenvolveu com seus alunos folders lindíssimos sobre nossa cidade.Esta professora trabalha numa escola de periferia, com alunos de baixa renda e com problemas de conduta e familiares muito sérios. A profª Isabel trabalhou com gêneros e tipos textuais a partir do livro Felpo Filva de Eva Furnari.Ela desenvolveu um trabalho brilhante com bulas.A profª Armelinda explorou o filme O Leitor, com alunos de 7ª série, desenvolvendo os tipos textuais(narrativo, dissertativo) e poesia com grande desenvoltura.As cursistas estão encantadas com as atividades, sentem-se felizes por terem um material de apoio tão bom e estão motivadas, pois seus alunos demonstram interesse, alegria e envolvimento nas aulas.Elas relatam que os alunos mudaram e estão mais receptivos e demonstrando habilidades que elas até então desconheciam.Em seguida, como hoje comemora-se São João, preparei a sala com bandeirolas e convidei-as a saborear os quitutes (rapadura, pé-de-moleque, bolo, pipoca)e beber quentão ao som de músicas típicas de festa junina. Depois deste saboroso intervalo, retomamos os trabalhos e então apliquei a oficina 6. Lemos o texto de Jô Soares e após dividi em 2 grupos: um grupo deveria enumerar argumentos para o texto ser considerado um exercício de redação escolar e outro,para enumerar argumentos de não se tratar de um exercício de redação escolar. Após o tempo estipulado, a oradora de cada grupo apresentou os argumentos. Em seguida, promovemos um debate sobre os diferentes pontos de vista de cada grupo e,ainda,analisamos os tipos textuais presente nesta crônica.Após, conversamos informalmente sobre o que elas entendiam ser letramento e alfabetização.Coloquei uma imagem no data show sobre Alfabetização x Letramento de Heloise Martins para "provocar a fome"da próxima TP(TP 4-unidades 13 e 14). Foi uma manhã festiva, prazerosa e proveitosa, pois trocamos diferentes saberes e experiências. Como é bom quando o grupo está unido e motivado.(Os textos expostos, da leitura deleite, das cursistas foram anexados ao portfólio).
À tarde, nos reunimos, novamente, para conversarmos sobre o Projeto. Analisamos criteriosamente os passos para elaboração (Guia Geral-págs. 51e52). As cursistas tinham muitas dúvidas e achei melhor esclarecê-las a partir da simulação de um projeto. Dividi-as em três grupos e, como estamos no mês das festas juninas, cada grupo elaboraria um projeto tendo como temática "Festas Juninas".Eu acompanhava os grupos procurando esclarecer dúvidas e trocávamos ideias.Quando notei que os grupos haviam concluído os trabalhos, solicitei que o apresentassem.Sugeri que só faríamos comentários após as apresentações.Ao finalizarem, iniciamos com comentários e sugestões para melhorá-los. Notei que as sugestões eram aceitas e que o maior problema apresentado na elaboração foi a fundamentação teórica, mas que será resolvida com as leituras complementares sugeridas nas TPs e coloquei-me a disposição para ajudá-las em qualquer momento.Vamos lá, agora é só escolher o tema e mãos a obra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário