quarta-feira, 8 de julho de 2009

TP4 - Unidades 13 e 14 - Oficina 7

No dia 08.07.2009 nossa leitura deleite pertinente ao encontro foi "O Menino que Aprendeu a Ver" de Ruth Rocha.Reproduzi o livro em lâminas e projetei-as com o retroprojetor.Em seguida, assistimos ao vídeo " O que é Letramento?".Após estabelecemos um paralelo entre a história, o vídeo e os nossos conceitos sobre Letramento e Alfabetização.A partir das perguntas: Por que agora é preciso letrar? Por que atualmente não basta que o aluno aprenda a escrever uma redação, mas é preciso que ele saiba os gêneros que escreve? foram feitos os seguintes apontamentos: o processo de letramento desenvolve a capacidade de nossos alunos transitarem em diferentes domínios sociais; o papel da escola é de trabalhar a competência comunicativa sem desvalorizar a cultura dos alunos; é preciso letrar para que nossos alunos vivenciem plenamente a cultura escrita para conseguirem resolver as demandas sociais de oralidade, leitura e escrita em diferentes circurstâncias; a sociedade atual vive a mais complexa cultura letrada da história e por isso a escola precisa promover atividades que aproximem nosso alunos dos usos sociais da língua.Conforme as cursistas expunham seus pensamentos e os embasavam, senti que elas haviam estudado e compreendido muito bem as unidades vistas até este momento.Em seguida, cada cursista expôs sobre o Avançando na Prática que escolheram e desenvolveram com seus alunos.A profª Sílvia desenvolveu um trabalho muito interessante sobre "Festas" e destacou um trabalho que algumas alunas de 8ª série fizeram sobre Festa de 15 anos. Elas pesquisaram clubes, roupas, alimentação, lembranças,convites e confeccionaram um "book" com fotos e textos para apresentar à turma. A profª Eliana também desenvolveu "Festa" aproveitando a festa 'julina' na escola. Fizeram um estudo sobre a origem da festa de São João, confeccionaram cartazes e convites para a divulgação da festa que se realizará na escola.Quatro professoras desenvolveram sobre o poema de Carlos Drummond de Andrade "Cidadezinha Qualquer"com muita desenvoltura e criatividade.Fizeram um paralelo com a nossa cidade(1930-2009) e de Itabira(1930-2009), localizaram no mapa Itabira e Bento Gonçalves e, três destas cursistas realizarão o "projeto final" do Gestar baseadas neste poema.Finalizado este primeiro momento, iniciamos a Oficina 7 com o poema "Cidadezinha Qualquer".Apresentei um clip do poema.Após solicitei que desenvolvessem as atividades.Dividi-as em três grupos, de acordo com a série-6ª, 7ª e 8ª- e cada grupo elaborou e apresentou propostas de atividades para cada série específica. Foi uma manhã de muitas ações e reflexões, de troca de idéias, de materiais e de informações que certamente enriqueceram as relações pedagógicas que norteiam a prática do professor em sala de aula. As cursistas sugeriram que, após finalizar o Gestar, para o próximo ano continuaremos juntas como um grupo de estudos.Achei o máximo!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário