No dia 22.07.2009 nos reunimos para realizarmos a oitava oficina.Iniciei com um clip do Programa Ação (Rede Globo) em que a escritora Ana Maria Machado foi entrevistada por Serginho Grossmann para falar sobre como incentivar a leitura na escola.Após fizemos um paralelo entre o texto da pág.147(TP4) "Por que meu aluno não lê?" e a fala da escritora. Alguns apontamentos que surgiram: somos de uma geração em que a biblioteca era lugar para pesquisa e não leitura de livros ( por prazer); algumas cursistas colocaram que tiveram contato com "contos de fadas" somente na 5ª série; os alunos percebem quando o professor comenta sobre leitura de livros e é um leitor assíduo,porque conta histórias com "a alma". Em seguida entreguei o texto " A Leitura em Sala de Aula" de Dileta Delmanto. Lemos com atenção o texto e ressaltei que a escola precisa se preocupar com a formação de leitores. Depois lancei a pergunta: Que espécie de leitores? Para que ler?. Debatemos e refletimos sobre os apontamentos do grupo. Foi muito enriquecedor! Apresentei o vídeo "Ler devia ser proibido" baseado no texto de Guiomar de Grammon para ver a reação das cursistas. Elas não conheciam o vídeo e adoraram a mensagem e as fotos.Então entreguei o texto para que o conhecessem na íntegra. As cursistas se posicionaram quanto a importância do processo de letramento e a necessidade de desenvolver habilidades que tornem nossos alunos críticos e sintam a importância da leitura na vida deles. Após iniciamos as explanações sobre o Avançando na Prática. Algumas cursistas iniciaram,mas não conseguiram concluir até este encontro em função das atividades extras que ocorreram na escola. A professora Marli apresentou a atividade com cartões postais criados pelos alunos com colagem, com figuras retiradas de revistas e jornais. Foi um show!!! Adoramos o trabalho desta cursista. As professoras Sirlei e Simone aplicaram "O Diário" e apresentaram para os alunos o diário de Anne Frank para terem mais um subsídio e ânimo para fazerem,pois os meninos não estavam dispostas a fazer uma vez que colocaram que "isto era coisa de menina". Mas as professoras conseguiram fazer um brilhante trabalho com todos e os alunos adoraram a experiência. Quanto as cursistas que não haviam concluído, disseram que entregariam no dia 24.07.09 e relatariam para o grupo no próximo encontro. Para homenagear as cursistas e, sendo esta a Semana do Amigo, apresentei em slides a música A Lista de Oswaldo Montenegro e convidei-as a saborear café com sonho. Por que sonho? Porque o Gestar só se realizou por que elas acreditaram neste sonho e enfatizei que "um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade."(Raul Seixas). Foi um momento muito emocionante!!! Na segunda parte, as cursistas desenvolveram a atividade prática - Oficina 8 (TP 4 pág. 220). Dividi-as em três grupos (6ª, 7ª, 8ª série) para que planejassem as aulas conforme a série. Finalizado o trabalho, cada grupo expôs seu planejamento. As propostas que surgiram foram excelentes e motivadoras. Tão motivadoras que algumas cursistas farão um projeto sobre Feira de Profissões, uma vez que sentem a falta de perspectiva dos seus alunos e querem motiva-los na busca de um sonho, pois "Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade" (Walt Disney).
RECOMEÇO
Há 13 anos
Nossa colega!!!!!!
ResponderExcluirMas que chique que tu és!!!!!
Grande beijo Quero todos os vídeosssss!!!!!