quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TP5 - Unidades 17 e 18 - Oficina 9



Na manhã de 05.08.2009 foi realizado o encontro para discussão das unidades 17 e 18 da TP5 e execução da Oficina 9. Iniciamos com a leitura deleite "Gaiolas e Asas" de Rubem Alves. Refletimos sobre a situação das escolas e o "fazer" dos professores para que o "voo" dos alunos seja estimulado e treinado para atingir "alturas" cada vez maiores. Na sequência lemos, em conjunto, o poema Trem de Ferro de Manuel Bandeira e assistimos dois vídeos do referido poema: um, mostrava um grupo de meninos de uma escola, Manos do Mallet, apresentando em forma de rap e o outro, com o grupo Vocal Patuscada. Após ouvimos o mesmo poema, porém musicado na voz de Tom Jobim. Discutimos sobre as diferentes apresentações e a riqueza da sonoridade deste poema. Em seguida, refletimos sobre o Ampliando nossas Referências, em especial sobre a fantasia e a parafantasia das palavras, dos sentimentos e experiências pessoais que algumas palavras fazem aflorar em nosso ser. Em virtude da pandemia da Gripe A, o recesso escolar iniciou em 23 de julho e se estenderá até 16 de agosto e as cursistas não puderam aplicar o Avançando na Prática, ficando o relato das aplicações para o próximo encontro. Senti a necessidade de comentar com as cursistas as atividades do AAA5 que são primorosas (brincando com os sons, travalíngua, construindo histórias, provérbios, feijoada) e aproveitamos para trocar algumas ideias. Passei o vídeo "Falar Cuspindo" da dupla NNF para abrilhantar um pouco mais a atividade 'construindo histórias'. Após entreguei um trecho do Hino Nacional Brasileiro feito com logomarcas para refletirmos um pouco mais sobre linguagem verbal e não verbal e coerência textual. Em seguida, dividi-as em três grupos para iniciarmos a Oficina 9. Entreguei um folha de cartolina para cada grupo e dispus nove propagandas diferentes para que cada grupo escolhesse uma. Após a escolha solicitei que fizessem a análise da propaganda atentas aos seguintes itens: público-alvo, recursos verbais, promessas implícitas e explícitas, cores e cenário, articulação verbal e não verbal e argumentos persuasivos. Depois de fazer a análise, cada grupo expôs seu cartaz e apresentou para o grande grupo, que contribuiu fazendo comentários pertinentes. Houve muita interação e sugestões para a aplicabilidade desta oficina aos alunos, pois desenvolve a criticidade e um novo olhar à linguagem publicitária neste mundo globalizado e orientado para o consumo. A cursista Maria Inês entregou-nos uma cópia da prova do ENEM e então, combinamos lê-la na íntegra, como tema de casa, e discutirmos no próximo encontro. Recolhi os portifólios que estavam faltando, os projetos das cursistas para analisá-los e encerramos a manhã com muita alegria, descontração e a sensação do dever cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário