quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TP2-Unidades 5 e 6-Oficina 3

No dia 11/11/2009 nos reunimos para socializarmos a TP2 - unidades 5 e 6 e realizarmos a oficina 3. Iniciamos com a leitura deleite , feita pelas cursistas Luciana, Sílvia e Simone, com um texto do jornal Zero Hora sobre as novas regras gramaticais. Após, dividi-as em três grupos para a realização da Oficina 3. Entreguei, a cada grupo, uma folha com a figura do quadro de Salvador Dali, Moça à janela. Fiz algumas perguntas sobre a figura e solicitei que descrevessem a imagem através de um texto. Nota: o texto teria de ser sucinto, mas deveria descrever em detalhes a imagem. Realizei esta oficina conforme sugestão do AAA2, página 67. Após o término do trabalho, cada grupo leu seu texto. Notamos que o romantismo das meninas se fez presente. Tão presente que ao final das leituras nos lembramos dos livros "Júlia" e "Sabrina" (líamos na adolescência), que eram editados mensalmente. (Isso sim é intertextualidade!!!!). Em seguida, socializamos os "Avançando na Prática" das cursistas. A professora Magda aplicou a Aula 2 (pgs.18,19) e relatou do entusiasmo das turmas com os trava-línguas e, na atividade 3, os alunos sentiram dificuldade na troca de letra para formarem novas palavras, mas adoraram realizá-la, pois nunca haviam feito atividade assim. A professora Marli relatou, com muito entusiasmo, sua experiência em fazer "outdoor" com seus alunos. Ela utilizou o texto "Organize-se" para as 8ª séries e o tema "doação de órgãos" para as 7ª séries. Os outdoors foram confeccionados e expostos nos corredores da escola. Os trabalhos ficaram lindíssimos e os alunos se envolveram de forma significativa, relatando o quanto gostaram de fazê-lo. A professora Isabel, sentindo a dificuldade de seus alunos em identificarem frase, oração e período, aplicou a Aula 4 do AAA2 e relatou que surtiu efeito. Eles conseguiram compreender e gostaram muito das aulas. Após, combinamos para o próximo encontro a TP2, unidades 7 e 8. Falei da importância da unidade 7 (Arte) para a "história" de uma cidade e da unidade 8, sobre as figuras de linguagem. Para finalizar o encontro, em slides, fiz um relato do meu percurso no Gestar e solicitei à elas que fizessem o mesmo, avaliando todo o processo: erros, acertos, crescimento, dificuldades encontradas, superação e avaliação do Gestar na sua totalidade. Combinamos que a apresentação deste material será no dia 02/12/2009. O encontro foi produtivo, criativo e de muitas gargalhadas (pela intertextualidade he,he,he...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário