quarta-feira, 10 de junho de 2009

Terceiro encontro

No dia 10.06.2009 realizei o encontro referente a TP3-unidades 9 e 10-GESTAR II e a oficina 5. Iniciei com o vídeo O Saber e o Sabor e após fizemos a apreciação com apontamentos como: a "fome" se dá quando o aluno vê utilidade e significado no que está aprendendo, o "pensar" deve ser estimulado com atividades orais a partir de textos que se aproximem da realidade do aluno e que o "amor" a profissão de ensinar faz a grande diferença em sala de aula.Após as professoras cursistas relataram suas práticas de sala de aula. Foram unânimes em colocar que o tema da Tp3-trabalho- foi prazeroso para desenvolver com os alunos e que o introduziram através de diferentes figuras (as da unidade 9 e outras que selecionaram através de pesquisa).Ressaltaram que os alunos vêm como trabalho somente o que é remunerado e os demais como lazer(dança, voluntariado).Colocaram, também, que o trabalho com fábulas cai nas graças dos alunos, independente da série, pois todos gostam e que muitos não conheciam as diferentes versões da fábula da Cigarra e da Formiga. Foi um momento único, pois todas tinham algo para acrescentar e houve muita troca de material entre elas.Perguntei-lhes de forma a teoria ajudou-as no planejamento de suas aulas e elas responderam que se sentiam seguras com o trabalho que estavam realizando ("estamos embasadas teoricamente e isto sustenta nosso trabalho").A queixa maior foi com o pouco tempo que tiveram para aplicar o "Avançando na Prática", então tranquilizei-as dizendo que era sua primeira experiência e tinha certeza que nas demais elas teriam maior habilidade em direcioná-las.

Em seguida, foi realizada a oficina. Dividi-as em 3 grupos. Cada grupo recebeu uma notícia diferente de jornal, mas tendo como tema "trabalho":"crise derruba preço da sucata", "destacada luta da professora Iula" e "cabe as líderes abrirem caminho". Propus que esta mesma notícia deveria ser dada em forma de poema dando a elas 30 minutos para fazê-lo. Após o tempo estipulado, a oradora de cada grupo apresentou a notícia-poema, com rima e métrica. Elas gostaram da oficina e expuseram que nunca tinham tido a ideia de criar um poema a partir de uma notícia de jornal e que acharam interessante a relação entre dois gêneros tão diferentes de textos.

Foi uma manhã muito especial, pois a troca de experiências, as sugestões e o ânimo de todas fez com que sentisse que estamos no caminho certo.

Um comentário: