segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Oficina Livre

No dia 20.11.2009 nos reunimos para a última Oficina Livre. Assistimos ao filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007) que aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação num contexto social problemático e violento. O filme inicia com uma jovem professora, Erin, que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos em gangues. Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. A professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o livro "Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetuar. Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando conflitos em suas rotinas diárias.Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. A ação pedagógica desta professora é inovadora, porque desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento como sujeito de sua história. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência de novos paradigmas pedagógicos.
Este filme merece ser visto com apreço, sobretudo pela ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Como já ressaltaram grandes escritores da linha de Paulo Freire, a educação tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalemente, em sua comunidade.
Nós, professores, devemos assistir este filme por várias razões: para que possamos inovar o ato de ensinar adequado à realidade cultural dos alunos; para que, além de ensinar, também possamos adotar uma atitude de pesquisa-ação com os grupos que se formam em sala de aula e na escola, cuja sintonia visível é a intolerância para com os demais; para que aprendamos a acolher e contextualizar as situações de vida dos alunos e para que os professores se empenhem mais-e-mais em ler literatura, porque só podemos cobrar dos alunos esse hábito se nós também nos habituarmos a ler.
Amamos assistir ao filme e mais ainda, das reflexões que surgiram a partir das ações da professora Erin. Que cada professor faça diferença no seu ato de ensinar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TP2-Unidades 5 e 6-Oficina 3

No dia 11/11/2009 nos reunimos para socializarmos a TP2 - unidades 5 e 6 e realizarmos a oficina 3. Iniciamos com a leitura deleite , feita pelas cursistas Luciana, Sílvia e Simone, com um texto do jornal Zero Hora sobre as novas regras gramaticais. Após, dividi-as em três grupos para a realização da Oficina 3. Entreguei, a cada grupo, uma folha com a figura do quadro de Salvador Dali, Moça à janela. Fiz algumas perguntas sobre a figura e solicitei que descrevessem a imagem através de um texto. Nota: o texto teria de ser sucinto, mas deveria descrever em detalhes a imagem. Realizei esta oficina conforme sugestão do AAA2, página 67. Após o término do trabalho, cada grupo leu seu texto. Notamos que o romantismo das meninas se fez presente. Tão presente que ao final das leituras nos lembramos dos livros "Júlia" e "Sabrina" (líamos na adolescência), que eram editados mensalmente. (Isso sim é intertextualidade!!!!). Em seguida, socializamos os "Avançando na Prática" das cursistas. A professora Magda aplicou a Aula 2 (pgs.18,19) e relatou do entusiasmo das turmas com os trava-línguas e, na atividade 3, os alunos sentiram dificuldade na troca de letra para formarem novas palavras, mas adoraram realizá-la, pois nunca haviam feito atividade assim. A professora Marli relatou, com muito entusiasmo, sua experiência em fazer "outdoor" com seus alunos. Ela utilizou o texto "Organize-se" para as 8ª séries e o tema "doação de órgãos" para as 7ª séries. Os outdoors foram confeccionados e expostos nos corredores da escola. Os trabalhos ficaram lindíssimos e os alunos se envolveram de forma significativa, relatando o quanto gostaram de fazê-lo. A professora Isabel, sentindo a dificuldade de seus alunos em identificarem frase, oração e período, aplicou a Aula 4 do AAA2 e relatou que surtiu efeito. Eles conseguiram compreender e gostaram muito das aulas. Após, combinamos para o próximo encontro a TP2, unidades 7 e 8. Falei da importância da unidade 7 (Arte) para a "história" de uma cidade e da unidade 8, sobre as figuras de linguagem. Para finalizar o encontro, em slides, fiz um relato do meu percurso no Gestar e solicitei à elas que fizessem o mesmo, avaliando todo o processo: erros, acertos, crescimento, dificuldades encontradas, superação e avaliação do Gestar na sua totalidade. Combinamos que a apresentação deste material será no dia 02/12/2009. O encontro foi produtivo, criativo e de muitas gargalhadas (pela intertextualidade he,he,he...).

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TP1-Unidades 3 e 4-Oficina 2


No dia 28.10.2009 nos reunimos para realizarmos a oficina 2 e socializarmos nossos saberes. Iniciei com o vídeo "Intertextualidade"(YouTube) com o professor Tarsis Vaz da Educabahia, onde o mesmo faz um resumo muito interessante referente as unidades 3 e 4 desta TP. Após, discutimos sobre o "Ampliando nossas Referências"(pgs 123/124).Concluimos que o interesse de tantas ciências pelo campo da leitura obriga a educação a ter olhos mais atentos para o desenvolvimento das competências da leitura e da produção de textos. A diversidade de objetivos de leitura é tópico importantíssimo do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Em seguida, foi desenvolvida a Oficina 2. As cursistas trouxeram letras de músicas de sua preferência, conforme havíamos combinado no encontro anterior, e formaram grupos para fazerem "paródia" destas músicas. O tema da paródia era "As aulas do Gestar II".Pedi a elas que além da letra o grupo deveria "cantá-la". O primeiro grupo fez a paródia da música "Tocando em Frente" (Almir Satter) e o título ficou "Aplicando o Gestar". O segundo grupo, "Como uma Onda no Mar" (Lulu Santos) e o título ficou "Uma Nova Onda" e o terceiro grupo, "Epitáfio" (Titãs) e o título ficou "Gestácio". Foi esplêndido! (As meninas levam jeito para compôr e cantar!!!!!). Dando prosseguimento aos trabalhos, a leitura deleite foi feita pela cursista Sirlei, em slides, Quem não escreve bem, perde o trem. Falamos sobre a importância de saber usar a sintaxe, mesmo em um bilhete, para que possamos nos comunicar claramente. Fizemos uma pausa para o lanche e após retomamos nossos trabalhos. Socializamos os "Avançando na Prática". Algumas cursistas aplicaram a aula 7 - Um Outdoor. Elas adoraram fazê-lo, pois seus alunos nunca haviam feito outdoor. Os trabalhos dos alunos foram expostos nos corredores das escolas. Outras cursistas aplicaram a aula 5 - Paródias de Provérbios. A criatividade reinou absoluta! Em seguida, combinamos alguns "pontos" para o próximo encontro e solicitei que trouxessem a TP2. Encerrei a manhã com a leitura, em slides, do texto "Ler" de Luiz Fernando Veríssimo. Que manhã prazerosa!!!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TP1 - Unidades 1 e 2 - Oficina 1

No dia 14.10.2009 nos reunimos para realizarmos a Oficina 1 e socializarmos as unidades 1 e 2 da TP1.Iniciamos com slides sobre conceitos linguísticos e trocamos ideias sobre o Ampliando Nossas Referências das páginas 44 a 47. Fizemos o reconhecimento da diferença entre língua culta e língua padrão, exemplificamos com os diferentes dialetos existentes em nossa região e no Brasil.Para ilustrar, assistimos aos vídeos: "Chico Bento no Shopping" e "Só Nordestino Entende". Para ilustrar as diferentes expressões populares brasileiras, assistimos ao vídeo do Programa do Jô com o professor Nelson Cunha Melo e os slides do texto "Adivinhas". Em seguida, realizamos a Oficina 1. Dividi-as em três grupos de quatro, entreguei-lhes uma cartolina e um envelope diferente para cada grupo e solicitei que criassem um texto de acordo com o que continha no envelope. Um grupo recebeu "expressões populares antigas", o outro, "gírias atuais" e o outro, "gírias da Internet". Após concluído o trabalho, o mesmo foi exposto e apresentado. Nas gírias da Internet e nas gírias atuais foram necessários esclarecimentos (entende-se:traduções) das palavras para entendermos o texto, ao passo que o texto das expressões populares antigas ficou bem claro (imaginamos que é por que somos daquela época he,he,he). Após, a cursista Maria Inês apresentou a leitura deleite com slides de Motivação aos Professores e nos ofereceu um saboroso lanche (risólis e canoinhas de mousse de limão). Adoçadas e com o papo em dia, retomamos nossos trabalhos com a socialização dos Avançando na Prática. A cursista Marli usou o CD do livro didático Tudo é Linguagem para trabalhar com seus alunos os diferentes dialetos e gírias contidos nos textos. A cursista Magda aplicou a Aula 5, págs. 32 e 33, do AAA1 "A Propaganda". Os textos ficaram excelentes e os alunos pediram a ela para que fizesse mais trabalhos neste formato. A cursista Elaine fez um trabalho belíssimo. A sua escola é do interior, distrito de Bento Gonçalves, e metade de seus alunos são moradores do distrito e a outra metade são alunos de uma vila próxima, periferia da cidade. Assim, ela decidiu trabalhar com as diferentes gírias que os alunos utilizam, pois as gírias dos alunos do interior e da periferia são bem diferentes. Eles pesquisaram e confeccionaram um "dicionário" da turma unindo as diferentes gírias. Todo este trabalho está embasado na TP1, página 23. A cursista Simone Caldeira aplicou o Avançando na Prática da TP 1, pág. 30 "Conta de Novo a História da Noite em que Eu Nasci". Ela contou a história aos alunos e após solicitou que fizessem o mesmo, porém contando "sua" história de nascimento usando história em quadrinhos. Ficou espetacular! Todas as cursistas falaram de suas experiências e eu registrei somente algumas. Elas "amaram" trabalhar as unidades 1 e 2 desta TP, pois seus alunos mostraram interesse e entusiasmo na execução das tarefas. Finalizada esta etapa, contei-lhes um pouco da minha semana em Porto Alegre, na 2ª Etapa do Gestar II com a Tamar (mostrei até fotos), que foi maravilhosa. Para finalizar o encontro e, como amanhã é o dia do Professor, passei slides do texto "Professor Apaixonado" e entreguei-lhes um "mimo", um marcador de página que é uma boneca de pano e, elas me presentearam com um lindo ramalhete de flores. Essas garotas são realmente muito especiais! Gracias!!!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minhas cursistas



Marli, Elaine, Simone, Armelinda, Sirlei, Simone, Sílvia, Luciana, Isabel, Ignez, Maria Inês e Magda. Vocês são dedicadas e batalhadoras. Sinto-me orgulhosa e feliz com essa equipe. Amo vocês !!!


TP 6 - Unidades 23 e 24 - Oficina 12






No dia 23.09.2009 nos reunimos para mais um encontro do Gestar II. Iniciamos com a leitura deleite feita pelas cursistas Elaine e Marli. Elas apresentaram, em slides, o livro "Formigas" de Elaine Pasquali Cavion. Refletimos sobre a poesia formada pelas formigas com palavras extraídas de um livro e carregadas ao seu formigueiro... "Palavras carregadas de invenções imaginadas com mel e estrelas são sempre pão. Palavras são formigas, fervilham por toda parte...". Após dividi-as em quatro grupos para realizarmos a Oficina 12. Cada grupo representava uma série. Os passos desta oficina foram seguidos conforme TP6 págs. 222 e 223. A apresentação de cada grupo foi maravilhosa, gerando opiniões, discussões, ideias brilhantes, conhecimento de diferentes obras literárias e motivação. Para esta oficina, as cursistas trouxeram livros que seus alunos gostam de ler, livros do acervo da biblioteca da escola, falaram sobre o que consideram interessante trabalhar nos livros e que tipo de literatura seus alunos gostam de acordo com a série e faixa etária.Finalizada esta etapa, fizemos uma pausa para um café acompanhado com doces (Por que doces? Porque formigas adoram doces.) Em seguida, fizemos a socialização do Avançando na Prática. Houve uma preferência pela pág. 141 da TP6, por ser um assunto que chama a atenção (gíria) e também, porque os demais eram mais extensos, exigindo muitas aulas e elas estão com muitas atividades paralelas. Porém, querem aplicá-los em outro momento, pois o material é muito rico e interessante. Após, fizemos a leitura do texto "Ler (muito) para escrever(bem): considerações sobre uma crença de Maria Teresa Gonçalves Pereira (UFRJ), que propiciou uma discussão interessante sobre como a literatura é percebida pelos professores e a importância das boas escolhas de livros para os alunos. Depois, solicitei que cada uma revisasse sua pasta (portifólio). Combinamos a 3ª oficina livre para o dia 07 de outubro próximo, quando acontece em nossa cidade a Semana da Poesia. Na próxima semana, estarei em Porto Alegre para a 2ª etapa de formação do Gestar II com a professora Tamar(novidades a vista...).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oficina livre II-TP 6 Unidades 21 e 22-Oficina 11

No dia 02.09.2009 nos reunimos para a realização da 2ª Oficina Livre. Convidei-as assistir ao filme "Aldeia". Este conta a história de um padre católico que tem a missão de evangelizar uma aldeia indígena. Ele começa ensinando os dez mandamentos, um a um, mas fica desolado, pois aqueles ensinamentos nada tem a ver com os nativos, uma vez que eles possuem tudo o que precisam, compartilham todas as coisas e são puros de alma e coração. O padre se dá conta da incoerência de seus ensinamentos, pois seu discurso é desprovido de significado e sem aplicabilidade à realidade indígena. Então ele convida-os para fazerem o que sabem e lhes dá satisfação: pescar. Mas neste momento surgem outros religiosos, O que vieram fazer? O filme termina com esta cena, deixando a interpretação desta chegada ao público. Após o vídeo, cada cursista recebeu uma folha com os seguintes questinamentos: a) Há coerência entre os ensinamentos do padre e o dia-a-dia dos nativos?; b) Como você interpretou a chegada dos outros religiosos?; c) Que reflexão você fez do vídeo para o seu dia-a-dia em sala de aula?. Quando todas já haviam terminado a tarefa, fizemos a socialização e levantamos alguns questionamentos relevantes a prática do professor em sala de aula. Nos questionamos até que ponto nossos ensinamentos auxiliam nossos alunos a fazer o uso adequado da língua? O que ensinamos faz sentido ao nosso aluno? Ou "empurramos" conteúdos para vencer programas estabelecidos? Nesse momento houve discussões acaloradas e concluímos que os conteúdos precisam ser significativos, aplicáveis a realidade do educando e que nossos alunos precisam ser instigados cada vez mais a buscar seu próprio conhecimento, proporcionando assim prazer no ato de educar e de aprender.









No dia 09.09.2009 nos reunimos para realizarmos a Oficina 11.Iniciamos com a leitura deleite, feita pelas cursistas Armelinda e Ignez, com os vídeos "Aprender a aprender" e o livro "Formigadinha". Refletimos sobre a importância do olhar diferente e o afeto do professor com seus alunos no momento mágico em sala de aula. Em seguida, lemos o texto de referência da pág. 24 da TP 6 sobre argumentação e complementei, em slides, os tipos, a história e exemplos de argumentação. Fizemos leitura compartilhada, interpretação e inferência sobre o assunto, contextualizando com o texto "Dona Genoveva". Após, assistimos o vídeo de uma propaganda de Washington Olivetto "Paz" e outro, dos filtros da Metalsinter. Interpretamos e socializamos os argumentos presentes nas propagandas. Em seguida, para realizar a Oficina 11, dividi-as em quatro grupos e solicitei que retirassem de uma bolsa, que estava em minhas mãos,sem olhar dentro dela, usando somente o tato, um objeto e que o grupo deveria produzir uma propaganda do produto, escolhendo argumentos e estratégias convincentes para vender o produto. O resultado foi ótimo e, na apresentação, mostraram seus dotes artísticos (se a Globo descobre, perco as cursistas rsrsrsrsrs).Fizemos uma pausa às 9h9min(para combinar com o dia 09/09/09) para um cafezinho com bolo formigueiro (homenagem ao livro da leitura deleite) que as cursistas trouxeram. Após esta saborosa pausa, retornamos para as apresentações dos Avançando na Prática. As cursistas Magda e Sirlei explanaram sobre a prática do AAA6-Aula 2-Para construir um texto poético. Os alunos que não tinham foto de alguém especial, fizeram o autoretrato poético. Neste, eles relataram suas angústias familiares, principalmente os que têm pais separados. Os textos nos fizeram refletir sobre o pedido de "socorro" que fizeram estes adolescentes ¨(6ª série).A cursista Maria Inês explanou a prática da TP6, pág.54, usando como tema Sexualidade, uma vez que este é o tema de seu projeto final do Gestar II. E assim, cada uma fez sua apresentação com ideias partilhadas entre todas. Que momento ímpar!!!!!Combinamos para o próximo encontro: leitura e atividades das unidades 23 e 24 (TP6), sugestão de 5 obras literárias para execução da oficina 12, leitura deleite com as cursistas Marli e Elaine (que também trarão o lanchinho). Foi uma manhã descontraída e divertida, de troca de ideias e saberes, de argumentação e contra-argumentação.Arrivederci!!!!