quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minhas cursistas



Marli, Elaine, Simone, Armelinda, Sirlei, Simone, Sílvia, Luciana, Isabel, Ignez, Maria Inês e Magda. Vocês são dedicadas e batalhadoras. Sinto-me orgulhosa e feliz com essa equipe. Amo vocês !!!


TP 6 - Unidades 23 e 24 - Oficina 12






No dia 23.09.2009 nos reunimos para mais um encontro do Gestar II. Iniciamos com a leitura deleite feita pelas cursistas Elaine e Marli. Elas apresentaram, em slides, o livro "Formigas" de Elaine Pasquali Cavion. Refletimos sobre a poesia formada pelas formigas com palavras extraídas de um livro e carregadas ao seu formigueiro... "Palavras carregadas de invenções imaginadas com mel e estrelas são sempre pão. Palavras são formigas, fervilham por toda parte...". Após dividi-as em quatro grupos para realizarmos a Oficina 12. Cada grupo representava uma série. Os passos desta oficina foram seguidos conforme TP6 págs. 222 e 223. A apresentação de cada grupo foi maravilhosa, gerando opiniões, discussões, ideias brilhantes, conhecimento de diferentes obras literárias e motivação. Para esta oficina, as cursistas trouxeram livros que seus alunos gostam de ler, livros do acervo da biblioteca da escola, falaram sobre o que consideram interessante trabalhar nos livros e que tipo de literatura seus alunos gostam de acordo com a série e faixa etária.Finalizada esta etapa, fizemos uma pausa para um café acompanhado com doces (Por que doces? Porque formigas adoram doces.) Em seguida, fizemos a socialização do Avançando na Prática. Houve uma preferência pela pág. 141 da TP6, por ser um assunto que chama a atenção (gíria) e também, porque os demais eram mais extensos, exigindo muitas aulas e elas estão com muitas atividades paralelas. Porém, querem aplicá-los em outro momento, pois o material é muito rico e interessante. Após, fizemos a leitura do texto "Ler (muito) para escrever(bem): considerações sobre uma crença de Maria Teresa Gonçalves Pereira (UFRJ), que propiciou uma discussão interessante sobre como a literatura é percebida pelos professores e a importância das boas escolhas de livros para os alunos. Depois, solicitei que cada uma revisasse sua pasta (portifólio). Combinamos a 3ª oficina livre para o dia 07 de outubro próximo, quando acontece em nossa cidade a Semana da Poesia. Na próxima semana, estarei em Porto Alegre para a 2ª etapa de formação do Gestar II com a professora Tamar(novidades a vista...).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oficina livre II-TP 6 Unidades 21 e 22-Oficina 11

No dia 02.09.2009 nos reunimos para a realização da 2ª Oficina Livre. Convidei-as assistir ao filme "Aldeia". Este conta a história de um padre católico que tem a missão de evangelizar uma aldeia indígena. Ele começa ensinando os dez mandamentos, um a um, mas fica desolado, pois aqueles ensinamentos nada tem a ver com os nativos, uma vez que eles possuem tudo o que precisam, compartilham todas as coisas e são puros de alma e coração. O padre se dá conta da incoerência de seus ensinamentos, pois seu discurso é desprovido de significado e sem aplicabilidade à realidade indígena. Então ele convida-os para fazerem o que sabem e lhes dá satisfação: pescar. Mas neste momento surgem outros religiosos, O que vieram fazer? O filme termina com esta cena, deixando a interpretação desta chegada ao público. Após o vídeo, cada cursista recebeu uma folha com os seguintes questinamentos: a) Há coerência entre os ensinamentos do padre e o dia-a-dia dos nativos?; b) Como você interpretou a chegada dos outros religiosos?; c) Que reflexão você fez do vídeo para o seu dia-a-dia em sala de aula?. Quando todas já haviam terminado a tarefa, fizemos a socialização e levantamos alguns questionamentos relevantes a prática do professor em sala de aula. Nos questionamos até que ponto nossos ensinamentos auxiliam nossos alunos a fazer o uso adequado da língua? O que ensinamos faz sentido ao nosso aluno? Ou "empurramos" conteúdos para vencer programas estabelecidos? Nesse momento houve discussões acaloradas e concluímos que os conteúdos precisam ser significativos, aplicáveis a realidade do educando e que nossos alunos precisam ser instigados cada vez mais a buscar seu próprio conhecimento, proporcionando assim prazer no ato de educar e de aprender.









No dia 09.09.2009 nos reunimos para realizarmos a Oficina 11.Iniciamos com a leitura deleite, feita pelas cursistas Armelinda e Ignez, com os vídeos "Aprender a aprender" e o livro "Formigadinha". Refletimos sobre a importância do olhar diferente e o afeto do professor com seus alunos no momento mágico em sala de aula. Em seguida, lemos o texto de referência da pág. 24 da TP 6 sobre argumentação e complementei, em slides, os tipos, a história e exemplos de argumentação. Fizemos leitura compartilhada, interpretação e inferência sobre o assunto, contextualizando com o texto "Dona Genoveva". Após, assistimos o vídeo de uma propaganda de Washington Olivetto "Paz" e outro, dos filtros da Metalsinter. Interpretamos e socializamos os argumentos presentes nas propagandas. Em seguida, para realizar a Oficina 11, dividi-as em quatro grupos e solicitei que retirassem de uma bolsa, que estava em minhas mãos,sem olhar dentro dela, usando somente o tato, um objeto e que o grupo deveria produzir uma propaganda do produto, escolhendo argumentos e estratégias convincentes para vender o produto. O resultado foi ótimo e, na apresentação, mostraram seus dotes artísticos (se a Globo descobre, perco as cursistas rsrsrsrsrs).Fizemos uma pausa às 9h9min(para combinar com o dia 09/09/09) para um cafezinho com bolo formigueiro (homenagem ao livro da leitura deleite) que as cursistas trouxeram. Após esta saborosa pausa, retornamos para as apresentações dos Avançando na Prática. As cursistas Magda e Sirlei explanaram sobre a prática do AAA6-Aula 2-Para construir um texto poético. Os alunos que não tinham foto de alguém especial, fizeram o autoretrato poético. Neste, eles relataram suas angústias familiares, principalmente os que têm pais separados. Os textos nos fizeram refletir sobre o pedido de "socorro" que fizeram estes adolescentes ¨(6ª série).A cursista Maria Inês explanou a prática da TP6, pág.54, usando como tema Sexualidade, uma vez que este é o tema de seu projeto final do Gestar II. E assim, cada uma fez sua apresentação com ideias partilhadas entre todas. Que momento ímpar!!!!!Combinamos para o próximo encontro: leitura e atividades das unidades 23 e 24 (TP6), sugestão de 5 obras literárias para execução da oficina 12, leitura deleite com as cursistas Marli e Elaine (que também trarão o lanchinho). Foi uma manhã descontraída e divertida, de troca de ideias e saberes, de argumentação e contra-argumentação.Arrivederci!!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

TP5 - Unidades 19 e 20 - Oficina 10

No dia 26.08.2009 nos reunimos para realizarmos a Oficina 10 referente a TP5. Iniciamos com a leitura deleite realizada pela cursista Magda Reche Larentis "Educar o Olhar" de Rubem Alves e o livro "Olha o Olho da Menina" de Mariza Lajolo, ilustrado por Ziraldo, ambos apresentados em slides. "Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo aparece refletido dentro da gente."(Rubem Alves).Segundo as cursistas, o Gestar II está auxiliando-as a enxergar os educandos e a escola com novos olhos. Elas estão aprendendo e ensinando sob um novo olhar.Em seguida, fizemos a troca de saberes sobre o Ampliando nossas Referências (pág.167)-coesão textual.Em slides, realizei explanação teórica e dialogada sobre estilística, coesão e coerência com definições e imagens para instigá-las a perceberem as informações implícitas e trabalharem com seus alunos esta compreensão, um novo olhar, um olhar crítico no cotidiano. Após este momento, abri espaço para que as cursistas fizessem as explanações sobre o Avançando na Prática. Por coincidência, todas aplicaram as práticas do AAA5.A professora Armelinda relatou e apresentou a aula 5-Construindo Histórias-em que os alunos criaram o texto com a inicial do próprio nome.A professora Magda relatou e apresentou trabalhos lindíssimos de seus alunos ref. a aula 3-Brincando com sons-em que os mesmos fizeram seus textos com o som da inicial de seus nomes.A professora Maria Inês contribuiu com dois textos:"Moda de Viola:substantivo" e "Crônica do F". Foi um momento proveitoso, de trocas e novos aprendizados. Em seguida, após um cafezinho, inciciamos a Oficina 10. Formamos três grupos, distribuí quatro cartelas para cada grupo com as letras a,b,c,d e solicitei que cada grupo respondesse, em ordem, as seguintes perguntas: a) O que aconteceu?;b) Onde aconteceu?; c)Quando aconteceu?; d) Quem foram os envolvidos?. Cada grupo colocou as respostas em sacos separados de acordo com a letra. Cada grupo retirou uma resposta de cada saco e, de posse das respostas a todas as perguntas, solicitei que criassem um texto coerente. Concluídos os textos, os mesmos foram apresentados ao grande grupo.Elas se divertiram muito com a técnica e apresentaram duas narrativas e uma crônica.Em seguida, passei as informações sobre a Avaliação Diagnóstica Inicial, conforme a orientadora Tamar havia passado por e-mail e blog.Todas informaram que já haviam lido as provas, pois enviara, no dia anterior, a todas por e-mail. Combinei para trabalharmos a TP6, unidades 21 e 22 para o próximo encontro. Percebo muita dedicação das cursistas em realizar as atividades, tanto com os alunos como em nossos encontros, e isso me deixa muito feliz e cada vez mais animada.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TP5 - Unidades 17 e 18 - Oficina 9



Na manhã de 05.08.2009 foi realizado o encontro para discussão das unidades 17 e 18 da TP5 e execução da Oficina 9. Iniciamos com a leitura deleite "Gaiolas e Asas" de Rubem Alves. Refletimos sobre a situação das escolas e o "fazer" dos professores para que o "voo" dos alunos seja estimulado e treinado para atingir "alturas" cada vez maiores. Na sequência lemos, em conjunto, o poema Trem de Ferro de Manuel Bandeira e assistimos dois vídeos do referido poema: um, mostrava um grupo de meninos de uma escola, Manos do Mallet, apresentando em forma de rap e o outro, com o grupo Vocal Patuscada. Após ouvimos o mesmo poema, porém musicado na voz de Tom Jobim. Discutimos sobre as diferentes apresentações e a riqueza da sonoridade deste poema. Em seguida, refletimos sobre o Ampliando nossas Referências, em especial sobre a fantasia e a parafantasia das palavras, dos sentimentos e experiências pessoais que algumas palavras fazem aflorar em nosso ser. Em virtude da pandemia da Gripe A, o recesso escolar iniciou em 23 de julho e se estenderá até 16 de agosto e as cursistas não puderam aplicar o Avançando na Prática, ficando o relato das aplicações para o próximo encontro. Senti a necessidade de comentar com as cursistas as atividades do AAA5 que são primorosas (brincando com os sons, travalíngua, construindo histórias, provérbios, feijoada) e aproveitamos para trocar algumas ideias. Passei o vídeo "Falar Cuspindo" da dupla NNF para abrilhantar um pouco mais a atividade 'construindo histórias'. Após entreguei um trecho do Hino Nacional Brasileiro feito com logomarcas para refletirmos um pouco mais sobre linguagem verbal e não verbal e coerência textual. Em seguida, dividi-as em três grupos para iniciarmos a Oficina 9. Entreguei um folha de cartolina para cada grupo e dispus nove propagandas diferentes para que cada grupo escolhesse uma. Após a escolha solicitei que fizessem a análise da propaganda atentas aos seguintes itens: público-alvo, recursos verbais, promessas implícitas e explícitas, cores e cenário, articulação verbal e não verbal e argumentos persuasivos. Depois de fazer a análise, cada grupo expôs seu cartaz e apresentou para o grande grupo, que contribuiu fazendo comentários pertinentes. Houve muita interação e sugestões para a aplicabilidade desta oficina aos alunos, pois desenvolve a criticidade e um novo olhar à linguagem publicitária neste mundo globalizado e orientado para o consumo. A cursista Maria Inês entregou-nos uma cópia da prova do ENEM e então, combinamos lê-la na íntegra, como tema de casa, e discutirmos no próximo encontro. Recolhi os portifólios que estavam faltando, os projetos das cursistas para analisá-los e encerramos a manhã com muita alegria, descontração e a sensação do dever cumprido.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

TP4 -Unidades 15 e 16 - Oficina 8

No dia 22.07.2009 nos reunimos para realizarmos a oitava oficina.Iniciei com um clip do Programa Ação (Rede Globo) em que a escritora Ana Maria Machado foi entrevistada por Serginho Grossmann para falar sobre como incentivar a leitura na escola.Após fizemos um paralelo entre o texto da pág.147(TP4) "Por que meu aluno não lê?" e a fala da escritora. Alguns apontamentos que surgiram: somos de uma geração em que a biblioteca era lugar para pesquisa e não leitura de livros ( por prazer); algumas cursistas colocaram que tiveram contato com "contos de fadas" somente na 5ª série; os alunos percebem quando o professor comenta sobre leitura de livros e é um leitor assíduo,porque conta histórias com "a alma". Em seguida entreguei o texto " A Leitura em Sala de Aula" de Dileta Delmanto. Lemos com atenção o texto e ressaltei que a escola precisa se preocupar com a formação de leitores. Depois lancei a pergunta: Que espécie de leitores? Para que ler?. Debatemos e refletimos sobre os apontamentos do grupo. Foi muito enriquecedor! Apresentei o vídeo "Ler devia ser proibido" baseado no texto de Guiomar de Grammon para ver a reação das cursistas. Elas não conheciam o vídeo e adoraram a mensagem e as fotos.Então entreguei o texto para que o conhecessem na íntegra. As cursistas se posicionaram quanto a importância do processo de letramento e a necessidade de desenvolver habilidades que tornem nossos alunos críticos e sintam a importância da leitura na vida deles. Após iniciamos as explanações sobre o Avançando na Prática. Algumas cursistas iniciaram,mas não conseguiram concluir até este encontro em função das atividades extras que ocorreram na escola. A professora Marli apresentou a atividade com cartões postais criados pelos alunos com colagem, com figuras retiradas de revistas e jornais. Foi um show!!! Adoramos o trabalho desta cursista. As professoras Sirlei e Simone aplicaram "O Diário" e apresentaram para os alunos o diário de Anne Frank para terem mais um subsídio e ânimo para fazerem,pois os meninos não estavam dispostas a fazer uma vez que colocaram que "isto era coisa de menina". Mas as professoras conseguiram fazer um brilhante trabalho com todos e os alunos adoraram a experiência. Quanto as cursistas que não haviam concluído, disseram que entregariam no dia 24.07.09 e relatariam para o grupo no próximo encontro. Para homenagear as cursistas e, sendo esta a Semana do Amigo, apresentei em slides a música A Lista de Oswaldo Montenegro e convidei-as a saborear café com sonho. Por que sonho? Porque o Gestar só se realizou por que elas acreditaram neste sonho e enfatizei que "um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade."(Raul Seixas). Foi um momento muito emocionante!!! Na segunda parte, as cursistas desenvolveram a atividade prática - Oficina 8 (TP 4 pág. 220). Dividi-as em três grupos (6ª, 7ª, 8ª série) para que planejassem as aulas conforme a série. Finalizado o trabalho, cada grupo expôs seu planejamento. As propostas que surgiram foram excelentes e motivadoras. Tão motivadoras que algumas cursistas farão um projeto sobre Feira de Profissões, uma vez que sentem a falta de perspectiva dos seus alunos e querem motiva-los na busca de um sonho, pois "Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade" (Walt Disney).

quarta-feira, 8 de julho de 2009

TP4 - Unidades 13 e 14 - Oficina 7

No dia 08.07.2009 nossa leitura deleite pertinente ao encontro foi "O Menino que Aprendeu a Ver" de Ruth Rocha.Reproduzi o livro em lâminas e projetei-as com o retroprojetor.Em seguida, assistimos ao vídeo " O que é Letramento?".Após estabelecemos um paralelo entre a história, o vídeo e os nossos conceitos sobre Letramento e Alfabetização.A partir das perguntas: Por que agora é preciso letrar? Por que atualmente não basta que o aluno aprenda a escrever uma redação, mas é preciso que ele saiba os gêneros que escreve? foram feitos os seguintes apontamentos: o processo de letramento desenvolve a capacidade de nossos alunos transitarem em diferentes domínios sociais; o papel da escola é de trabalhar a competência comunicativa sem desvalorizar a cultura dos alunos; é preciso letrar para que nossos alunos vivenciem plenamente a cultura escrita para conseguirem resolver as demandas sociais de oralidade, leitura e escrita em diferentes circurstâncias; a sociedade atual vive a mais complexa cultura letrada da história e por isso a escola precisa promover atividades que aproximem nosso alunos dos usos sociais da língua.Conforme as cursistas expunham seus pensamentos e os embasavam, senti que elas haviam estudado e compreendido muito bem as unidades vistas até este momento.Em seguida, cada cursista expôs sobre o Avançando na Prática que escolheram e desenvolveram com seus alunos.A profª Sílvia desenvolveu um trabalho muito interessante sobre "Festas" e destacou um trabalho que algumas alunas de 8ª série fizeram sobre Festa de 15 anos. Elas pesquisaram clubes, roupas, alimentação, lembranças,convites e confeccionaram um "book" com fotos e textos para apresentar à turma. A profª Eliana também desenvolveu "Festa" aproveitando a festa 'julina' na escola. Fizeram um estudo sobre a origem da festa de São João, confeccionaram cartazes e convites para a divulgação da festa que se realizará na escola.Quatro professoras desenvolveram sobre o poema de Carlos Drummond de Andrade "Cidadezinha Qualquer"com muita desenvoltura e criatividade.Fizeram um paralelo com a nossa cidade(1930-2009) e de Itabira(1930-2009), localizaram no mapa Itabira e Bento Gonçalves e, três destas cursistas realizarão o "projeto final" do Gestar baseadas neste poema.Finalizado este primeiro momento, iniciamos a Oficina 7 com o poema "Cidadezinha Qualquer".Apresentei um clip do poema.Após solicitei que desenvolvessem as atividades.Dividi-as em três grupos, de acordo com a série-6ª, 7ª e 8ª- e cada grupo elaborou e apresentou propostas de atividades para cada série específica. Foi uma manhã de muitas ações e reflexões, de troca de idéias, de materiais e de informações que certamente enriqueceram as relações pedagógicas que norteiam a prática do professor em sala de aula. As cursistas sugeriram que, após finalizar o Gestar, para o próximo ano continuaremos juntas como um grupo de estudos.Achei o máximo!!!!!